Tags
“O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.” (Mario Quintana)
Você sabia que no Brasil, no Dia 30 de janeiro é comemorado o Dia da Saudade? A data tem a finalidade de dedicar lembranças de pessoas que não estão mais em nosso meio, seja por mudança ou por falecimento, a falta de festas de família, de amigos e professores da escola, de uma roupa que era especial, um presente que ganhamos de alguém importante para nós, etc.
A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Na língua inglesa a palavra saudade é demonstrada como sentir a falta (i miss you), no espanhol é a falta que provoca recordação (recuerdo), no francês é lembrança ou souvenir e no italiano uma recordação de afeto (rocordo affetuoso).
Já na Língua Portuguesa ela adquiriu um significado bem mais romântico. Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra Saudade significa lembrança nostálgica ao mesmo tempo suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las, nostalgia.
A saudade sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não a tenha sentido. Todo ser humano tem saudades de pessoas, momentos, situações e lugares. Afinal todos nós sentimos falta de tudo o que nos faz bem, mas não há nada de errado neste sentimento, afinal relembrar é viver e a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, porém as vezes pelo fato de não podermos voltar ao passado as lembranças tornam-se doloridas.
É muito comum as pessoas gostarem de falar sobre o que têm saudade, por ser uma experiência que a pessoa já passou e por ter sido positivo e importante. Significa que ela quer de volta ou dá valor para determinada situação ou pessoa.
O escritor Fernando Pessoa escreveu um poema com o nome de Saudade e relata também seus sentimentos sobre a amizade:
“Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim… do companheirismo vivido. […] A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente… E nos perderemos no tempo… Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades… Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!“
E você, do que tem saudade? Deixe seu comentário contando para nós.
Sintomas de Saudade – Marisa Monte
