Tags
arte, Comportamento, Cultura, Educação, Evolução, humanidade, sociedade, transformação
O Brasil mudará de “cara” quando houver um casamento real da educação com a arte. Será então um país com memória. (Molga)

Caminhando juntas, a arte, a cultura e a educação se cruzam e trazem importantes contribuições para o desenvolvimento humano.
O indivíduo que tem condições de crescer em contato com a arte, pode desenvolver-se melhor e evoluir cada vez mais o seu processo criativo, educativo e humano.
Crianças e adolescentes que podem ter a oportunidade de conviver com conteúdos de trabalhos artísticos, começam desde cedo a valorizar a sua identidade e autoestima, com a descoberta e afirmação da capacidade criativa e expressão individual, contribuindo assim para seu autoconhecimento que ajudará a ter um melhor resultado em suas atividades escolares, interação social, escolha da profissão e futuros trabalhos profissionais.
Podemos perceber que a arte e a cultura associada a educação, é um importante trabalho educativo que busca desenvolver nas pessoas, tendências individuais, e as encaminha para a formação do gosto, a estimulação da inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, pois trabalha o raciocínio, a criatividade, a observação, levando à vivência social e a formação de hábitos de trabalho.
Além disso, a arte auxilia no comportamento humano, interferindo nas concepções de tempo, espaço e lugar, proporcionando conhecer trajetórias e histórias de pessoas diferentes, desafiando as crianças e adolescentes a equilibrar e respeitar os interesses educacionais, vocacionais, políticos, afetivos e socioeconômicos que demarcam as diferenças sociais e culturais.
A interligação entre arte, cultura e educação se torna responsável pela manutenção, transformação e evolução de uma sociedade melhor para as gerações futuras, pois promove o ajustamento de um membro no seu grupo e na sociedade, em um processo de convivência e socialização que visa uma melhor integração dos indivíduos.
Haja vista, que a arte é um instrumento para levar conhecimento e cultura aos indivíduos, ela contribui para impulsionar a educação, por meio deste importante veículo de comunicação que está presente na vida do ser humano, desde os tempos mais antigos, como a arte rupestre, cantos gregorianos, entre outros, estabelecendo um trabalho interdisciplinar que mostra como a arte atua em diversas áreas do conhecimento do cidadão, obtendo um trabalho diferenciado, marcado pelo valor estético, mágico, lúdico e histórico.
Diante de tantas contribuições positivas, podemos concluir que a arte é sim uma importante atividade que caminha junto com a educação e deve ser valorizada e incentivada nos ambientes, visto que, afasta as crianças e adolescentes de uma vida improdutiva, auxilia e facilita o aprendizado, contribui para que o indivíduo evolua como ser humano, e se desenvolva no contexto da educação, da sociedade e da cultura com melhores oportunidades para um futuro melhor.
Em nossos próximos posts vamos falar sobre a Cia. Cultural EmCantar e o Instituto Cultural Inhotim, um lindo Museu a Céu Aberto ambos localizados em Minas Gerais e que dão um show em Arte, Educação e Cultura.
Acompanhe o Estação Fonte de Vida!