Tags

, , , , ,

“Não existe crescimento sem mudança. Evolua!”

A evolução está em nível de essência, ou seja, faz parte de nós seres humanos desde as primeiras etapas da vida podendo chegar até a velhice.

Mas o que significa evoluir?

Evoluir é melhorar por dentro, mudar a si mesmo e conhecer-se melhor, é depurar a alma cativa, é lapidar a pedra rude e viva, dar-lhe a aresta, o brilho e o destino. Evoluir é tirar a lição das dores e dos espinhos, retirar as flores e do erro o máximo do ensino.

O desejo de crescer e se desenvolver comparam-se a uma longa escada crescente em que nós cada vez mais desejamos subir um degrau. A reflexão que se segue é controversa: Se o desejo de evoluir está em todos os homens, qual o motivo de tanta desordem e desventura na vida humana?

 Os motivos são diversos, como a falta de estrutura familiar, fazendo a criança perder o foco no que deseja, ou seja, em seus mais maravilhosos sonhos, a deficiência das instituições responsáveis pelo desenvolvimento humano, dentre vários outros motivos que levam o ser humano a perder seu foco e seus propósitos.

Sabemos que nosso futuro depende do que realizamos e percebemos em nosso presente e somos os únicos seres com esta capacidade: pensar para modificar nossa existência.

Somos projetados para construir o que desejamos e, se ocorre estagnação no presente, nosso futuro é um tanto sombrio e previsível. Mas como evoluir? 

Para começar a evoluir é  preciso modificar pontos que prejudicam o andamento de nossos projetos e planos. Olhar para dentro de si (honestamente) e tirar lições para serem aprendidas.  

A evolução verdadeira é lenta, ocorre com a interação com o mundo, através de nossos erros, desde que sejamos humildes para admitir que erramos, e com muita ajuda de outros seres humanos.

 Mudanças de personalidade são mudanças imensas em nossos alicerces e demoram muito, pois precisamos mudar sem destruir tudo o que nos mantém de pé. É uma tarefa lenta, dolorosa e solitária. Evoluir não é só mudar aqui e ali, é desejar mudar muito e sempre, em um sentido favorável a você. 

Evoluir é extrair da vida diariamente o sentido de sua vida e de seu caminho, trabalhando sempre para nunca abandonar sua vida ao acaso e nunca perder o controle sobre si mesmo.

Compreendendo essa necessidade básica da vida fica claro a importância de colocá-la em prática, mesmo existindo diversas dificuldades e mesmo que pareçam impossíveis de serem ultrapassadas, pois o sentido da vida humana só será revelado quando evoluirmos cada vez mais. 

No final devemos fazer uma importante escolha, ouvir o desejo de progresso interior e superar limites ou fechar os olhos ao impulso da vida e ter que sempre conviver com um grande vazio interior.

Por isso, se for necessário, mude, encerre ciclos, tire os sonhos e objetivos da gaveta, busque sua essência, frequente novos ambientes, elimine o que não ajuda seu espírito evoluir, aceite riscos, tome a liderança, abrace as novidades, se esforce.

Mas não permita-se passar por essa vida sem o seu propósito cumprido e o que te deixa feliz construído. 

Evolua e se sinta pleno (a).