Tags
Campanha da Fraternidade 2025, Ecologia Integral, Fraternidade, Meio Ambiente, Natureza, Preservação, Sustentabilidade
A Campanha da Fraternidade 2025 aborda a temática ambiental, com o objetivo de promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral.

Com o tema Fraternidade e Ecologia Integral e lema bíblico extraído do livro do Gênesis é: “Deus viu que tudo era muito bom”, o objetivo geral da campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
A Ecologia reaparece novamente no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um Novo Humanismo Integral e Solidário, para o qual são bases a Amizade Social, tratada na CF 2024, a Educação, tratada na CF 2022 e no Pacto Educativo Global, o Diálogo, tratado na CF 2021 e a misericórdia ou Compaixão, tratada na CF 2020.
A Campanha vem chamar a atenção de toda a humanidade para a “urgência de uma necessária mudança de atitude” em nossas relações com o meio ambiente e recorda que a atual crise ecológica simboliza um apelo a uma profunda conversão interior e que possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das explorações gananciosas.
Para o catolicismo a Ecologia Integral é também espiritual, afinal é com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso, e é nossa obrigação cuidar de tudo de forma responsável, equilibrada, sem ocasionar tantos danos, muitas vezes irreversíveis ao mundo.
Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas.
Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31)”.
E você como pessoa ou empresário, o que vem fazendo para preservar a ecologia e o meio ambiente?
Tem adotado práticas sustentáveis em sua empresa?
Fica a reflexão como forma de adotar ações que não prejudiquem o nosso meio ambiente e mitiguem os desastres ambientais.